The Voice USA é atualmente o reality musical de maior sucesso dos Estados Unidos. O formato tem versões australianas, britânicas e até mesmo brasileira, comandada pelos técnicos: Lulu Santos, Claudia Leitte, Carlinhos Brown e Michel Teló. Nos EUA, está atualmente na 12ª temporada, tem Carson Daly como apresentador e os famosos coaches são: Adam Levine (vocalista da banda mundialmente conhecida Maroon 5), Gwen Stefani , Alicia Keys e Blake Shelton. Atualmente, o reality ameircano está na fase ao vivo.
O reality é dividido em algumas fases:
• Blind auditions: Nessa fase, o candidato apresenta uma música de sua escolha, mas os coaches estão com as respectivas cadeiras viradas e não conseguem ver o candidato. Se gostarem do que estão escutando, apertam um botão e a cadeira automaticamente vira, para poderem enxergar a fisionomia da pessoa que está se apresentando. Se algum dos 4 técnicos virar, o candidato automaticamente já passa para a próxima fase do programa. Se nenhum dos 4 virar, ele é eliminado.
• Battle rounds: A próxima fase do programa consiste em batalhas entre candidatos de cada time. Nessa fase, cada jurado pode convocar um cantor profissional para auxiliar na preparação do seu time. John Legend foi o escolhido por Adam, Céline Dion por Gwen, DJ Khaled por Alicia, Luke Bryan por Blake. Cada jurado escolhe uma música para ser cantada por dois integrantes de seu time. Quem se apresentar melhor, continua na competição, porém, quem teoricamente seria eliminado, ainda pode permanecer através do steal.
— Steal: Cada jurado tem direito a dois steals durante essa fase do programa, ou seja, pode "roubar" integrantes que não foram escolhidos pelos outros técnicos.
• Knockouts: Nessa fase, cada candidato escolhe a sua própria música. Os jurados escolhem novamente dois candidatos de seu time para competir e quem se sair melhor, continua na competição. Os jurados possuem apenas um steal nessa fase.
• Live playoffs: A última fase do programa ao vivo. A cada semana o candidato canta uma nova música (escolhida por ele ou por seu técnico) e o público passa a votar nos seus favoritos. Os mais votados passam direto para a próxima semana, e os quatro menos votados vão direto para o Instant Save.
— Instant Save: Os menos votados passam por uma nova votação do público e apenas um é salvo. Através do twitter, o usuário da rede social pode publicar a hashtag #VoiceSave e o nome do candidato que quer que permaneça no programa. A pessoa que tiver mais votos, que são contabilizados através dessa hashtag (os retweets também valem nessa contagem) continua na próxima semana.
Na última semana do programa, restam apenas 4 candidatos, que podem ser de qualquer time, ou seja, nem todos os técnicos tem representantes na final. Pode ser que aconteça, mas em geral, pelo menos um técnico fica sem candidatos no dia da final do programa.
No dia da final, os finalistas cantam com antigos participantes e também com artistas famosos que são convidados pela produção do programa. Além disso, apresentam músicas individualmente. Apenas um é coroado vencedor, através da votação do público e ganha contato com a gravadora Universal Musical Group, 100.000 dólares e um carro.
Eu amava the voice Brasil, mas com o kids eu peguei um certo bode :((( Nunca parei p assistir o dos EUA, mas verei! Beijooooooooos :))
ResponderExcluirTá em que temporada agora?
ResponderExcluirJá atualizei lá! Está na 12ª temporada
ExcluirEu tbm nunca assisti The Voice de outros países, mas parece ser bem legal!! Eu amooo o brasileiro. Sempre assisto e me emociono... Adorei saber sobre a estrutura do programa americano.
ResponderExcluirLuana, adorei essa matéria! Acompanho o The Voice, mas confesso que não sabia de todos esses detalhes que você explicou tão bem! E mais uma vez, me identifiquei muito porque adoro esses programas que você tem citado! Haha beijos
ResponderExcluirAmo os jurados do The Voice! Eles não estão ali pra aparecerem mais que os participantes. Respeitam muito os cantores amadores.
ResponderExcluir